Aprenda 3 exercícios para ajudar na ativação da Autoconsciência

Atualizado: 27 de jul.

Como podemos ativar nossa autoconsciência? Não existe um botão mágico para isso, mas tomar a decisão de que quer se conhecer e olhar para dentro de si é um grande passo. Algumas técnicas poderão te ajudar também, como:

1-) Silêncio absoluto

Recomendo que reserve 15 minutos pela parte da manhã e 15 minutos no final do dia, para ficar em silêncio absoluto, se acomode em um lugar onde não será interrompida e apenas curta o prazer de não fazer nada. Observe seu corpo, sinta cada parte dele, escute sua respiração, repare como seu organismo não para por um segundo sequer. Tente não pensar em nada, mas se os pensamentos vierem, não os julgue, apenas reflita porque está pensando naquilo, tente não potencializá-lo e retorne ao estado de atenção plena. Temos muita dificuldade de estarmos no presente, estamos sempre com os pensamentos ansiosos ou pensando em coisas que não tem grande importância em nossa vida, curta esse momento presente. Não penses que será fácil, 15 minutos parece pouco, mas para quem não está acostumado, se tornam uma eternidade. Se for muito angustiante, no início comece com 3, 5, 7, 10 até chegar no 15. Aprenda também a valorizar suas pequenas conquistas, 2 minutos é melhor que nenhum e se você não fazia nada por você e agora dedica-se esses minutos é um grande avanço.


2-) Detox da mente

Para despertar a Autoconsciência, você precisa estar com a mente mais tranquila e menos agitada, por isso é importante que não se coloque em situações que vão afetar o seu humor ou aumentar sua auto crítica.

Seus colegas estão falando mal de alguém? Se afaste, não compactue com isso, não se permita criar julgamentos do que não te diz respeito.

Faça uma limpa nas suas redes sociais, aquela blogueira que posta stories o dia todo na praia, com o corpo escultural, correndo em direção ao mar, sem nenhuma celulite às 11 horas da manhã, enquanto você está no trabalho te faz mal? Então porque você segue ela? O que você ganha com isso? Inveja? Raiva? Desânimo?

Aquele seu tio que só posta coisas relacionadas a política e vive numa eterna briga de quem está certo te deixa irritada? Então porque você ainda acompanha o conteúdo dele? É só parar de seguir. Ou aquela sua amiga que só posta indiretas para você dizendo que você nunca é uma amiga boa suficiente, ainda cultiva esse tipo de amizade porque? Porque decidir se auto ferir? Liberte-se!

Bisbilhotar a vida do seu ex, o perfil da atual não vai

em absolutamente nada te ajudar. Lembre-se sempre, o seu julgamento nada diz sobre o outro, você não é a dona da verdade, o seu julgamento só diz sobre você mesma. Como a Rafa Brites, sempre diz, todo julgamento é uma confissão! Análise o porque você está julgando.


3-) Diário da observação




Autoconsciência não é autoconhecimento, é muito mais profundo, é você conseguir se enxergar internamente e entender como você pensa e age, por isso é fundamental se observar. O diário da observação consiste em toda vez que ficar nervosa, ansiosa ou irritada, você escrever sobre aquilo, ir a fundo de como se sentiu e o porquê disso. Fiquei super nervosa hoje quando meu chefe propôs uma mudança na minha rotina, mas por que fiquei nervosa? Estou com medo do novo? Não faço aquilo que gosto e por isso qualquer alteração me deixa mais estressada? Estou atuando de forma muito desorganizada para ser necessário uma mudança? Eu não me identifico mais com os valores da empresa a qual eu trabalho? São infinitas possibilidades de questionamentos, mas o mais importante de focar é na sua responsabilidade. O motivo de você estar nervosa não pode ser porque você acha ele chato, a pergunta tem que ser.. porque EU acho ele chato? E a partir daí construir a sua narrativa de responsabilidade sobre os sentimentos sentidos. Acabamos de falar sobre julgamentos, não é sobre quem está sendo julgado e sempre sobre quem julga. Ninguém é superior a ninguém! No decorrer desta escrita você perceberá que seu subconsciente tem todas as respostas para ti, se não tiver a clareza nas respostas, continue se perguntando, se questionando e assumindo sua responsabilidade.


#Autoconsciencia #autoconhecimento #estarpresente #autoanalise #Ansiedade #Tranquilidade #Qualidadedevida

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo