Você sabe o que é Autoconsciência?


Se eu te pedisse para descrever em um breve parágrafo quem é você na sua verdadeira essência, você conseguiria trazer uma descrição fiel, leal e principalmente real sobre ti?

Nas tradicionais entrevistas de emprego, a pergunta que mais traz dificuldade na resposta é justamente a sobre os seus pontos fracos, a famosa pergunta quais são os seus defeitos?

Não estou aqui para questionar se o método é eficaz ou não em uma contratação, mas sim para despertar a sua autoconsciência.

Se eu te fizesse a mesma pergunta sobre a sua mãe, o seu pai, seus filhos ou o seu marido você saberia responder de forma mais fácil ou rápida?


Nos colocarmos muitas vezes numa posição de julgamento, de análise e de constatação do próximo, como se fôssemos perfeitos, desprovidos de defeitos. Por isso é tão necessário falarmos sobre auto- consciência.


Autoconsciência é quando estamos cientes dos nossos diferentes aspectos do Eu, incluindo traço, comportamentos e sentimentos. É um estado psicológico onde a pessoa se coloca como o foco da sua própria atenção.


As pessoas são engolidas pela rotina diária e passam a sobreviver no piloto automático, impedindo que assim consigam se concentrar na sua própria verdade. Ter consciência é conhecer a própria mente, o corpo e os comandos do seu cérebro, é dar conta do que você é.

Vamos comparar a consciência como um filme onde você se senta e observa a tela sem preconceitos, sem medo e sem paradigmas e te analisas como um ser individual.

Estamos acostumados a pensar, sentir e depois agir, para termos clareza da nossa autoconsciência, precisamos primeiramente sentir, para aí pensarmos e analisarmos o que sentimos para só depois da ampliação dessa consciência, agirmos.


Mas e aí...sentado nessa cadeira confortável e vendo o filme da sua vida sendo resumido em 90 minutos, o que você vê?






5 visualizações0 comentário